segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Principais características do Cerrado


O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e possui a segunda maior diversidade do planeta atrás apenas da Amazônia, estima-se, por exemplo, que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas sejam endêmicas, ou seja, ocorrem apenas na região (Ministério do Meio Ambiente Serviço Florestal Brasileiro, 2010). Graças a essa riqueza biológica, o Cerrado, ao lado da Mata Atlântica, é considerado um dos hotspots mundiais, isto é, um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta.


Formação do Cerrado
O Cerrado caracteriza-se por sua formação do tipo savana tropical, com evidente sazonalidade, apresentando fisionomias savânicas (áreas com arbustos espelhados por um estrato graminoso, sem dossel contínuo), florestais e campestres (regiões com predomínio de herbáceas e poucos arbustos, sem árvores na paisagem) com presença de matas de galerias (vegetação florestal que acompanha rios de pequeno porte e córregos) (RIBEIRO; WALTER, 1998 in Ministério do Meio Ambiente Serviço Florestal Brasileiro 2010).


Extensão e números do Cerrado
O bioma ocupa uma área de 204 milhões de hectares ou aproximadamente 23,9% do território brasileiro. Há cerca de 12.000 espécies de plantas, das quais 35% são das áreas savânicas, 30% das florestas, 25% de áreas campestres e 10% ainda não se tem ao certo à sua distribuição original, já que observa-se a presença em mais de um ambiente. Quanto a fauna, apresenta cerca de 199 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 180 de répteis e 150 de anfíbios, 1.200 peixes e 67.000 de invertebrados (EMBRAPA 2012).

Clima
Na região predomina o clima o tropical-quente-subúmido, onde destaca-se as chuvas estacionais. Observa-se duas estações bem definidas: estação chuvosa entre os meses de outubro a abril e estação seca entre maio e setembro. Há períodos de seca de uma a três semanas, os chamados veranicos, podem ocorrer durante a estação chuvosa especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. A temperatura média anual apresenta amplitude de 21,3 a 27,2ºC e a precipitação média anual é de 1500 ± 500 mm (EMBRAPA 2012).


Solo e Vegetação
No conjunto de paisagens, são consideradas como as mais comuns: o Campo Limpo, o Campo Sujo, o Cerrado, o Cerradão e as Matas de Galeria. Dentre as principais características dos solos do biomas destacam-se sua formação antiga, profundidade, boa drenagem, com baixa fertilidade natural e elevada acidez (EMBRAPA, 2012).


Campo Sujo
Campo Limpo

Cerrado

Cerradão

Mata de Galeria


Hidrologia
A hidrologia da região merece destaque já que seis (Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco) das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras têm nascentes na região (EMBRAPA, 2012)

5 comentários: